São Bernardo
Cão gigante com um coração enorme
São Bernardo é uma grande raça de cães do grupo das raças de cães de montanha Molossianas. Criado originalmente como cão de resgate, actualmente, os cães adultos desta raça são demasiado pesados para trabalhar neste campo. Os cães de São Bernardo são considerados uma das raças caninas mais pesadas.
País de origem: |
Suíça |
Classificação FCI: |
Grupo II, Secção 2.2 |
Carácter: |
amigável, animado, gentil, calmo, cuidadoso |
Cor: |
vermelho e branco, enferrujado, castanho |
Peso: |
de 60 a mais de 100 kg |
Altura: |
Macho: 70-90 cm, Fêmea: 65-80 cm |
Esperança de vida: |
de 8 a 10 anos |
Cachorros São Bernardo
São Bernardo é uma raça de cães inteligentes, pelo que o treino não deve representar qualquer desafio. Devido ao tamanho dos cães adultos desta raça, a socialização precoce é uma obrigação, para que o seu cão possa aprender a comportar-se em torno de pessoas e outros, especialmente animais mais pequenos. Os cachorros de São Bernardo podem mostrar alguma independência, mas normalmente têm prazer em colaborar com os seus donos. Uma chave para o sucesso no treino com cachorros de São Bernardo é formar uma ligação íntima com o seu canídeo. Assim que o cachorro de São Bernardo possa confiar plenamente no seu dono, ele terá todo o prazer em cooperar com o dono. Durante o treino dos cachorros de S. Bernardo, seja consistente mas gentil. Desde o início, treine o seu cão para evitar qualquer possível puxão - pode não ser um problema demasiado grande com um cachorro pequeno, mas tenha em mente o tamanho de um cão São Bernardo adulto. O São Bernardo é considerado uma raça de cão gigante, pelo que uma dieta que apoie o desenvolvimento saudável do seu cão e forneça apoio articular adicional é uma obrigação. Valp Maxi é um excelente alimento seco para cachorros, uma vez que é uma dieta completa com todos os nutrientes necessários.
Nutrição de São Bernardo
O cão São Bernardo adulto pode pesar mais de 100 kg e manter um peso ideal é um factor chave para o bem-estar e saúde do seu cão. Alimente o seu cão com porções recomendadas e estabeleça um horário de alimentação. O S. Bernardo é uma raça propensa ao vólvulo gástrico, pelo que os cães desta raça devem comer sempre as suas refeições em paz. Lembre-se de dar ao seu cão algum tempo para descansar depois de uma refeição, antes de brincar ou fazer exercício com o seu amigo canino. Se o seu cão está frequentemente a experimentar volvulos gástricos, pode trocar uma tigela normal por uma tigela de alimentação lenta. Como raça de cão gigante, São Bernardo requer uma dieta que suporte as articulações. Uma fórmula enriquecida com glucosamina e condroitina na dieta do seu cão pode ajudar com o bom funcionamento das articulações.
Sensitive Digest Giant, 12.5 kg | Fórmula sem glúten com fontes de proteína animal limitadas
Descrição
Diz-se frequentemente que os cães de São Bernardo têm corações tão grandes como eles próprios. Os cães desta raça, apesar do seu tamanho, podem ser realmente meigos e calmos. Os cães de S. Bernardo são excelentes cães de família e de companhia.
Origem
A origem desta raça está ligada ao famoso hospício do Grande Passo de São Bernardo na fronteira italo-suíça. Os monges que viviam no hospício criaram um cão de resgate parecido com os cães de São Bernardo do século XVII. Como cães de salvamento, os São Bernardos salvaram centenas, se não milhares de vidas. Um dos casos mais famosos foi um resgate efectuado por um cão chamado Barry. Este cão viveu entre 1800 e 1812 e é conhecido por resgatar um grupo de 40 pessoas de uma avalanche. Embora a história tenha tornado os cães de São Bernardo famosos em todo o mundo, a história, tal como a génese da raça, continua por confirmar. Ao longo dos anos o tipo de raça evoluiu e os famosos cães de resgate tornaram-se demasiado pesados e volumosos para salvar pessoas enterradas na neve.
Aparência
Pode-se dizer que se trata de um cão de São Bernardo não apenas pelo tamanho do animal, mas pela cor do pêlo. O pêlo de São Bernardo é geralmente tricolor, carregado de castanhos e de cobre com barriga branca, peito, patas e partes do focinho. São Bernardo tem uma cabeça grande, focinho largo com pontas pronunciadas e orelhas triangulares penduradas nos lados da cabeça. São Bernardo tem um peito profundo, pernas fortes com patas grandes e uma cauda longa e peluda.
Comportamento
São Bernardos são famosos pela sua natureza gentil. Apesar do seu tamanho, são um excelente companheiro de família, uma vez que sabem ser gentis com as crianças. Mas permaneçam sempre cautelosos sempre que o seu São Bernardo brinca com os membros mais novos da sua família. Os cães São Bernardo são muito calmos e exemplares que não são facilmente incomodados. Acredita-se que os cães desta raça são muito sensíveis e sociáveis - não gostam de ficar longe dos seus donos e embora trabalhem muito bem como cães de guarda, nunca devem viver num canil longe da sua família.
Requisitos
Como representante de uma raça canina gigante, São Bernardo precisa de muito espaço de vida disponível. Os cães deste tamanho não são adequados como companhia em pequenos apartamentos. Para garantir que o seu cão tenha actividade física suficiente ao longo do dia, leve-o a passear longas caminhadas.
Cuidados diários
Escovar regularmente o seu São Bernardo e verificar a higiene dos seus olhos, para impedir quaisquer possíveis alterações e patologias. São Bernardo produz muitas saliva e, por isso prepare-se para uma limpeza constante e manchas nos seus móveis, tapetes e pavimentos. Após longas caminhadas, lembre-se de cuidar das patas do seu cão - pode aplicar um bálsamo hidratante nas almofadas das patas do seu cão.