Maltês
Cão bonito, centrado nas pessoas com uma origem misteriosa
Maltês é uma raça de cão pequeno. Criado há séculos como companheiro de nobres europeus, o maltês é, na verdade, uma raça mediterrânea de cães, apesar das semelhanças com muitas raças orientais de cães pequenos.
País de origem: | Bacia do Mediterrâneo |
Classificação FCI: | Grupo 9, Seção 1.1 Bichons # 65 |
Temperamento: | dócil, afetuoso, tranquilo, inteligente, animado, responsivo, destemido, doce temperado, brincalhão, ativo, gentil |
Cores: | Branco |
Peso: | Macho: 3-4 kg, Fêmea: 3-4 kg |
Altura: | Macho: 21–25 cm, Fêmea: 20–23 cm |
Experança de vida: | de 12 a 15 anos |
Maltês cachorro
Como raça, os Malteses são muito inteligentes. Com anos de experiência como cão de companhia, eles aprenderam como conseguir o que desejam dos humanos. Com isso em mente, você deve ser consistente com o treino do seu maltês. Esses cães podem ser teimosos e determinados às vezes, mas devem responder bem a qualquer método de treino positivo, incluindo elogios, guloseimas e carinho. O cão Maltês tem um desejo natural de agradar o seu dono, então com consistência eles devem aprender os comandos básicos rapidamente. Os cachorros malteses às vezes podem ter episódios de teimosia, em que não ouvem os comandos. Para tirá-los disso, alguns mimos ou elogios e carinho devem resolver o problema. Tenha em atenção que os cachorros malteses podem ganhar peso rapidamente, por isso, para treinar, escolha guloseimas que podem ser facilmente divididas em pedaços mais pequenos, tal como o Bravo da gama Husse. Por ser uma raça de cães pequenos, a única maneira de se defenderem são os dentes. Quando encurralados ou assustados (especialmente com reforço negativo no treino), eles podem recorrer a mordidas, por isso é aconselhável treinar os cachorros malteses apenas com reforço positivo. Alimente o seu cachorro maltês com uma dieta feita especificamente para cães pequenos - Valp Mini será a escolha certa.
Maltês nutrição
Uma dieta equilibrada e de alta qualidade, desenvolvida especificamente para cães pequenos, é recomendada para os Maltêses. Uma vez que este cão é exclusivamente branco, o melhor é escolher uma dieta com níveis reduzidos de cobre e beta-caroteno, que em quantidades normais pode levar à descoloração da pelagem branca. O Ocean Care Mini será a melhor escolha para um maltês, pois é comida seca para cães feita especificamente para raças de cães pequenos com pelagem branca. Suplementado com prebióticos e ácidos gordos essenciais, o Ocean Care Mini ajuda a manter a pele e o pelo saudáveis - um bônus adicional para um maltês de pelo comprido.
Sensitive Ocean Care Mini | Alimento hipoalergénico para cães de raças pequenas com digestão e pele sensíveis
Optimal Mini | Nutrição completa para cães adultos ativos de raça pequena
Descrição detalhada do Maltês
O maltês é um cão pequeno com um corpo compacto que é tão comprido quanto alto. O maltês é coberto por uma camada única branca, longa e sedosa. Apesar do nome, esta raça de cão não tem ligação comprovada com a ilha de Malta.
Origem
Existem poucas informações sobre a origem desta raça de cães. É provável que os Malteses tenha sido introduzido na ilha de Malta pelos fenícios, que reinaram no Mediterrâneo antes da Grécia. Os antigos gregos e romanos eram fascinados pelos malteses. Este cão apareceu em ânforas. As referências podem ser encontradas na literatura grega e romana. Aristóteles mencionou o maltês por volta do ano 370 ac. Muitos dos primeiros escritores consideravam a ilha de Melita o lar de Malteses, embora naquele momento da história houvesse duas ilhas com esse nome. Com mais menções na literatura e na poesia de Malteses originários de Melita na Sicília, Mdina, a antiga capital de Malta ou uma ilha do Adriático Méléda, é difícil apontar o local exato de origem dos Malteses. Entre os aristocratas do Império Romano, esta raça de cachorro era considerada um símbolo de status e uma declaração de moda. Após a queda de Roma, os criadores chineses evitaram que os Malteses fossem extintos durante a Idade das Trevas da Europa, para então devolver um maltês refinado à Europa.
Aparência
Os Malteses têm crânios levemente arredondados, nariz em botão preto e olhos castanhos com borda de pele mais escura, o que confere a esses cães um aspecto expressivo. Eles são pequenos e compactos com uma cauda enrolada. As orelhas caem e às vezes podem ter pelos longos. Os Malteses tem uma pelagem longa e sedosa sem subpêlo que deverá ser puramente branco. Às vezes, as orelhas podem ser de cor marfim claro, o que é perfeitamente normal. É importante notar que o pelo dos Malteses não cai, então esta raça é uma ótima escolha para pessoas com alergia a cães. Durante os meses mais frios com menos luz solar, o nariz preto de Maltese pode ficar rosa ou marrom claro. O que é chamado de “nariz de inverno” retorna ao preto normal com o aumento da exposição ao sol. Alguns proprietários de malteses preferem cortar a pelagem de seu cachorro curta, com apenas alguns centímetros de comprimento.
Comportamento
Embora os Malteses sejam pequenos em tamanho, eles são extremamente corajosos e podem ser cães de guarda maravilhosos. Geralmente são considerados lúdicos, agradáveis e calmos. O Maltês responde de forma muito positiva ao afeto, o que não é surpreendente se levarmos em conta sua história como cachorro de colo da aristocracia. Esta raça de tem boas maneiras e é bastante gentil - os Malteses não se envolvem em atividades agressivas. Eles são uma raça bastante ativa e atlética, que gosta de brincar e jogar bola. Os Malteses são robustos e podem facilmente acompanhar cães com o dobro do tamanho. Como são bastante ativos, esses cães devem sempre ter o tempo recomendado para brincar, caso contrário, o bom comportamento do maltês pode se tornar destrutivo. Ao contrário de outras raças de cães pequenos, os Malteses são altamente treináveis.
Requisitos
Os Malteses são cães muito centrados nas pessoas e não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo. A ansiedade de separação pode ocorrer em cães desta raça. Com o seu tamanho pequeno vem uma bexiga pequena, então o treino doméstico pode ser um desafio. O Maltês precisa de urinar muito e você pode facilmente não perceber, o que leva à criação de um mau hábito. Como muitas outras raças pequenas, os Malteses tem os dentes como a sua única proteção. Eles podem recorrer à mordida quando stressados ou intimidados. Esta raça às vezes pode ter uma tendência teimosa, especialmente durante o treino. Nunca negligencie o treino com seu maltês e siga estritamente as regras da casa que você definir.
Cuidados diários
Com o sua pelo longo e sedoso, os Malteses precisam de ser escovados frequentemente, caso contrário, a pelo pode se embaraçar. Além de serem escovados, os Malteses devem receber banhos regulares com condicionador para mantê-los com a melhor aparência. As suas unhas crescem bastante rápido, por isso devem ser aparadas com frequência. Com Malteses, algumas manchas de lacrimejamento podem ocorrer - você deve estar tatento a área próxima dos olhos e se a coloração excessiva ocorrer, uma visita ao veterinário é necessária. É necessário escovar os dentes - dar guloseimas que promovam a limpeza mecânica ajudará na higiene oral do seu cão.