Animal de estimação preguiçoso em grande forma - como manter um peso saudável de um animal de estimação?
Esterilizado ou CastradoExcesso de peso
Tanto os cães como os gatos com menor actividade física podem ganhar peso muito mais rapidamente do que os animais de estimação mais ativos. Se estiver a lidar com um animal de estimação preguiçoso, deve-se concentrar mais numa dieta e hábitos alimentares saudáveis do seu animal, para diminuir consideravelmente a possibilidade de ganhar peso em excesso.
Como alimentar um animal de estimação preguiçoso?
A alimentação sem controle é o inimigo de cada animal de estimação preguiçoso na casa. O acesso ilimitado à comida leva a petiscar com frequência e não é fácil controlar dessa forma a ingestão diária de comida do seu animal de estimação. É muito mais difícil detectar quaisquer alterações no consumo alimentar do seu animal de estimação, ou seja, se o seu gato ou cão tem comido mais do que o habitual. A alimentação sem regras pode causar problemas se tiver mais do que um animal em sua casa. Neste caso, não é possível saber quanta comida comeu cada animal, uma vez que é comum que os animais roubem comida das tigelas uns dos outros.
Alimentos adequados para animais menos ativos
Gatos e cães sem grande atividade durante o dia não necessitam de tanta energia na sua dieta. As fórmulas para animais de estimação menos ativos caracterizam-se normalmente por um teor reduzido de gordura. Em muitas fórmulas para animais de estimação com mais idade ou menos ativos também se pode encontrar l-carnitina, que ajuda a acelerar significativamente o processo de queima de gordura. As dietas com elevado teor de fibras podem satisfazer o apetite do seu animal e mantê-los saciados por muito mais tempo.
Cuidado com os snacks
Lembre-se que todos os aperitivos e guloseimas que dá ao seu gato ou cão nunca devem exceder as necessidades calóricas diárias do seu animal de estimação. Se estiver a dar uma quantidade significativa de guloseimas durante o dia, não se esqueça de incluir nos seus cálculos de ingestão diária de alimento. Recomenda-se que os sncks não devem fornecer mais de 20% das necessidades energéticas do seu animal de estimação durante o dia. Não só a quantidade, mas também a qualidade dos snacks é importante. Escolha snacks com ingredientes puros e simples, de preferência feitos com ingredientes naturais.
Idol | Biscoitos semi-húmidos e nutritivos
Incentivar ao movimento
Mesmo que o seu animal de estimação esteja mais confortável no sofá, deve sempre incentivar alguma atividade física durante o dia. Conseguir que um gato ou cão preguiçoso ande de um lado para o outro pode ser muito mais desafiante e provavelmente terá de se tornar criativo. Tenha sempre à mão alguns brinquedos apelativoss. Cada animal de estimação pode ter preferências variadas quando se trata de brinquedos e de brincadeiras, por isso, dê ao seu cão ou gato alguma variedade para escolher. Ao escolher brinquedos para o seu animal de estimação, considere sempre o tamanho e o peso do brinquedo - um brinquedo demasiado pequeno pode representar um risco de asfixia, enquanto um objecto demasiado grande e pesado pode causar dor se o seu animal de estimação tentar apanhá-lo.