Samoieda
Cão sorridente do norte
Os cantos da boca de um Samoieda, emparelhados com pigmentação escura à volta da boca e os seus olhos ligeiramente inclinados dão aos cães desta raça a sua assinatura, cara sorridente. É uma das raças de cães do Norte mais orientadas para as pessoas.
País de origem: | Sibéria |
Classificação FCI: | Grupo V, secção 1, Spitz |
Temperamento: | animado, teimoso, sociável, brincalhão, cuidadoso, amigável |
Cor: | branco |
Peso: | Masculino: 20-30 kg, Feminino: 16-20 kg |
Altura: | Masculino: 53-60 cm, Feminino: 48-53 cm |
Esperança de vida: | de 12 a 14 anos |
Cachorros Samoieda
Os cachorros Samoieda são aprendizes rápidos e ávidos. Enquanto treina com o seu cachorro Samoieda, poderá achar um clicker particularmente útil. Também pode oferecer ao seu cão uma motivação sob a forma de guloseima saborosa. Os cachorros Samoieda podem aborrecer-se rapidamente, o que, por sua vez, leva à frustração, por isso não trabalhe demasiado o seu cão. É melhor planear sessões mais curtas, mas mais frequentes. O Samoieda requer um professor gentil mas consistente. Os cachorros Samoieda devem ser socializados numa idade jovem, o que irá melhorar muito o seu comportamento em torno de outros animais e pode ensiná-los a reagir em determinadas situações. Samoieda é uma raça de cães activa, mas é preciso ter em mente as articulações do seu cachorro. Não sobrecarregue o seu cachorro Samoieda, pois as suas articulações estão a crescer e a desenvolver-se até aos 15 meses de idade. Os Samoieda são um pouco propensos à displasia da anca, pelo que pode adicionar alguma glucosamina e condroitina à dieta do seu cão.
Nutrição do Samoieda
Os cães de pêlo branco são mais propensos a sofrer várias alergias, incluindo alergias alimentares. A fórmula suave, sem glúten, pode ser uma escolha fantástica para um Samoieda. Com cães desta raça, é preciso prestar atenção aos níveis de cobre e beta-caroteno na dieta que se dá - fórmulas com níveis demasiado elevados de qualquer um desses ingredientes podem levar à descoloração do pêlo do cão. Os cães Samoieda são uma raça activa, mas lembre-se que cada cão é diferente. Enquanto escolhe a dieta, baseie a sua decisão na massa corporal do seu cão, idade e preferências individuais. Para cuidar mais da pele e do pêlo do seu cão, pode aumentar a ingestão de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 que são conhecidos pela sua influência positiva na condição da pele e do pêlo.
Sensitive Ocean Care | Alimento hipoalergénico para cães com digestão e pele sensíveis
Laxolja | Liquid supplement for dogs, cats & horses
Descrição detalhada de Samoieda
Acredita-se que os cães Samoieda são os mestres em evitar conflitos com outros animais de estimação. Os Samoieda dão-se normalmente bem com outros animais de estimação, especialmente se tiverem sido devidamente socializados quando eram jovens. Estes cães adoram a actividade física, mas acarinham-se de bom grado com os seus tratadores.
Origem
Tribos nómadas há milhares de anos atrás utilizavam cães do tipo spitz como cães de pastor e de trenó. A tribo Nenet, também conhecida como a tribo Samoiedos, é responsável pela criação dos primeiros cães Samoieda. Os Samoieda viveram juntos com o seu povo, o que levou à criação de uma raça de cães muito sociável. Os Samoieda tornaram-se mais famosos na viragem dos séculos XIX e XX, quando muitos exploradores polares trouxeram para casa estes cães brancos, do norte nas suas viagens. Foi assim que os cães samoieda encontraram o seu caminho para Ernest Kilburn-Scott, um zoólogo britânico, que se crê ser o primeiro criador europeu. Os primeiros cães com samoieda foram apresentados na Europa durante uma exposição em Leeds, em 1893. A partir do ano 1909 Samoieda é o nome oficial da raça.
Aparência
O Samoieda é um cão de tamanho médio do tipo spitz com muitos traços distintivos deste grupo. Os cães desta raça têm um pêlo longo e fofo com grandes tufos de pêlos no pescoço, ombros e com pêlos grossos na cauda e nas costas das patas traseiras. Os cães de raça Samoieda têm uma cabeça triangular com focinho acentuado, com ponte de nariz direito e orelhas pontiagudas cobertas de pêlo denso. Têm olhos largos, ligeiramente inclinados e combinados com pele escura à volta da boca e cantos suavemente levantados da boca, os cães samoieda aparentam como se estivessem a sorrir. A cauda do Samoieda é enrolada para cima, com a ponta a tocar nas costas do cão. O pêlo do Samoieda deve ser principalmente branco, sendo permitida alguma ligeira marcação em creme ou biscoito no padrão desta raça.
Comportamento
As raças de cães do norte têm o puxar do trenó no seu sangue. Samoieda não precisa de muito treino para puxar qualquer trenó. Os cães desta raça são muito activos e são excelentes companheiros de trabalho. Os cães Samoieda dão-se bem com as crianças e habituam-se facilmente à vida citadina, desde que lhes proporcione actividade suficiente durante o dia. Estes cães apegam-se fortemente aos seus donos e podem rapidamente dar-se bem com estranhos. Tenha em consideração, que os cães samoieda são bastante vocais e barulhentos, o que pode ser problemático para os seus vizinhos.
Requisitos
O Samoieda é um cão enérgico e activo que requer uma quantidade razoável de actividade física ao longo do dia. Os cães Samoieda podem facilmente suportar temperaturas geladas, mas o seu pêlo grosso pode tornar-se problemático durante os dias quentes de Verão. Não leve o seu cão para uma longa caminhada no calor do Verão e deixe qualquer actividade física para a noite, quando está mais fresco.
Cuidados diários
O pêlo branco e espesso é bastante fácil de manter em boa condição. Samoieda precisa de escovar semanalmente, durante a época de queda poderá ter de escovar o seu cão todos os dias. Alguns cães desta raça largam pêlo apenas uma vez por ano. Pode ver-se livre de sujidade, areia ou folhas presas no pêlo do seu cão, escovando-o suavemente. É melhor dar banho a um samoieda quando este estiver particularmente sujo ou malcheiroso. Verifique as orelhas do seu cão e se a zona debaixo dos olhos está limpa. Durante longas caminhadas, os cães samoieday costumam limar as unhas o suficiente, para que não tenha de as aparar. Depois de uma longa caminhada, aplique bálsamo hidratante nas almofadas das patas do seu cão.