Desenvolvimento de gatinhos
Gatinho
No primeiro ano da sua vida, os gatinhos passam por uma fase de mudanças rápidas, tanto físicas como mentais. Um treino adequado é uma oportunidade para reforçar a ligação entre ambos, bem como um investimento num gato adulto emocionalmente estável e bem comportado. Desde o princípio, ensine o seu gato a comportar-se em casa e à volta de outros animais e pessoas.
Treino da caixa de areia
A utilização da caixa de areia é a primeira e elementar competência que o seu gatinho tem de dominar na sua nova casa. Os gatos são animais muito limpos e o seu instinto para enterrar as suas fezes é muito forte - os gatos selvagens fazem-no, para mascarar o seu cheiro. A maioria dos gatos de criadores ou abrigos não deve ter demasiados problemas em habituar-se a uma nova caixa de areia, pois a maior parte das vezes os gatinhos já estão treinados. No início tente evitar areões com cheiro forte - os gatos têm narizes muito sensíveis e cheiros intensos podem desencorajar um gatinho de usar uma caixa de areia. Uma vez que traga o seu gatinho para casa, mostre-lhe imediatamente onde está a caixa de areia, pode até colocar gentilmente o gatinho no seu interior. Se o seu gatinho utilizar a caixa de areia, elogie-o por fazê-lo e ofereça-lhe uma recompensa, de preferência uma guloseima saborosa. O gatinho tem normalmente de usar a caixa de areia depois de uma refeição ou de uma sesta - no início, pode levar o seu gatinho para a caixa de areia quando ele terminar a sua comida ou acordar. Elogie e recompense sempre um gatinho por utilizar a caixa de areia.
Opus Lynx | Nutrição completa sem cereais para gatos adultos
Opus Farm | Alimento sem cereais com limitada fonte de proteína animal
Compreender a linguagem do gato
Os gatos têm uma infinidade de sinais verbais e não-verbais que utilizam para comunicar com os seus humanos. Os gatos podem miar, ronronar ou sibilar e tudo isto é acompanhado por uma linguagem corporal complexa. Pode perceber o humor do seu gato observando a posição das orelhas, bem como a cauda. Observe como o seu gato reage ao ambiente e ao seu comportamento para compreender quando está interessado e quando está assustado. Lembre-se de que não está sozinho neste processo de aprendizagem. O seu gato, tal como você, está a tentar compreendê-lo e a estabelecer ligações entre o seu tom de voz e o seu estado de espírito.
Gatinho sozinho em casa
Separados dos seus irmãos e dos progenitores, os gatinhos encontram o maior conforto na companhia das suas novas famílias. Infelizmente, não pode estar constantemente em casa com o seu gatinho, por isso precisa de se habituar e de se sentir confortável em ficar sozinho quando precisa de ir trabalhar ou ir buscar algumas mercearias. Se tem de deixar o seu gatinho, comece a aliviá-lo com ausências curtas onde não vá muito longe - mesmo sair da divisão serve. Lentamente, tente prolongar gradualmente o tempo em que está ausente. Deixe a casa naturalmente, não faça disso uma cena. Pode brincar com o seu gatinho antes de sair, para o ajudar a consumir alguma da energia. Um gatinho cansado irá muito provavelmente adormecer assim que sair de casa. Pode deixar de fora os brinquedos preferidos do seu gato ou mesmo ligar um rádio ou uma televisão como distracção adicional e algo que possa captar a atenção do seu gato.