Comida húmida para gatos - porque é uma boa escolha?
Por natureza, os gatos não gostam muito de beber água de uma tigela. Os gatos ingerem a maior parte das vezes e de bom grado a sua quantidade diária de líquidos com a refeição. A comida húmida para gato dará ao seu animal muito mais líquido numa única refeição do que qualquer comida seca para gato. Com um teor de humidade superior a 80%, o seu gato fornecerá ao corpo água suficiente quando comer comida húmida, mesmo que decida não a beber da tigela. Em que mais é melhor a comida húmida para gato do que a comida seca? O olfacto de um gato é muito mais sensível do que o seu sentido de paladar. Para um gato, uma comida apetitosa é a que tem o melhor cheiro. É possível intensificar ainda mais o aroma da comida húmida para gato aquecendo-a à temperatura ambiente. Os gatos adoram comer alimentos cuja temperatura é próxima da temperatura da sua língua, que é de cerca de 30 graus Celsius. Em que mais é melhor a comida húmida para gatos? Deseja introduzir fluido suplementar na refeição do seu gato? Adicione um pouco de água quente à comida e misture bem. Tem um gato com problemas dentários? A textura macia da comida húmida será muito mais fácil para ele comer do que o croquetes duros da comida seca.
Como servir comida húmida?
Em termos de conveniência de alimentação, a comida húmida para gatos tem um desempenho significativamente pior do que a comida seca para gatos. Não se pode colocar comida húmida para gato numa tigela sem a ajuda de talheres ou copos de medição especiais. O seu armazenamento é também um pouco mais problemático. Para alimentos em saquetas, clips especiais para fechar o saco serão úteis, e no caso de latas, tampas reutilizáveis de plástico ou silicone serão as melhores. Uma vez aberta, a comida húmida deve ser mantida refrigerada e utilizada num prazo máximo de 2 dias. Não deixar a comida húmida na tigela do gato durante mais de 30 minutos. Após este tempo, cobrir a tigela e esconder a comida, de preferência no frigorífico ou noutro local fresco, e tentar servir novamente após algum tempo. A comida húmida é melhor servida ao gato suavemente aquecida - isto reforça o seu aroma. Limpe a tigela do gato após cada refeição. Isto irá reduzir significativamente o crescimento de bactérias no fundo, responsáveis pelos odores desagradáveis que permanecem no recipiente.
Qual é a melhor comida húmida para gatos?
Os alimentos húmidos para gatos vêm em diversos tipos diferentes, que diferem principalmente em consistência. Encontrará pedaços de carne fresca em molho e patês apetitosos. Naturalmente, a melhor comida húmida para gato é a que contém ingredientes frescos da mais alta qualidade.São eles que fornecem os alimentos com excelente digestibilidade e sabor, aos quais mesmo os ronrons mais exigentes não resistirão. Os alimentos húmidos para gatos são feitos de ingredientes naturais e frescos, excelente qualidade de carne e aditivos saudáveis, graças aos quais os alimentos são altamente digeríveis e fornecem ao gato todos os nutrientes necessários. A comida húmida para gatos oferece adicionalmente ao patudo uma textura e consistência agradável à refeição. Os gatos não gostam de tédio, pelo que se pode adicionar variedade à sua dieta com diferentes tipos de alimentos. Deliciosos gourmets com carne fresca, pedaços de carne assada num molho saboroso ou em patês sem a adição de conservantes e corantes artificiais irão certamente apelar a um pequeno gatinho, mesmo os mais exigentes.
Como é que mudo a comida do meu gato?
Se decidir mudar a comida do seu gato, lembre-se que não o pode fazer de um dia para o outro. Os gatos têm um sistema digestivo muito sensível, e alterações drásticas na composição dos alimentos podem causar uma série de problemas digestivos. Portanto, ao introduzir um novo tipo de alimento na dieta do seu animal, faça-o gradualmente. A comida húmida para gatos é um pouco mais problemática aqui, uma vez que é mais difícil medir a porção perfeita do que com comida seca. Além disso, durante o período de transição, deve preparar-se para armazenar o dobro da quantidade de embalagens abertas de comida para animais de companhia. Durante os primeiros três dias, dê ao seu gato uma mistura da comida antiga misturada com a nova fórmula. No terceiro e quarto dias, dê ao seu gato a comida actual e a nova mistura numa proporção de 1: 1 na refeição. No quinto e sexto dias da refeição, é o novo alimento húmido para o seu gato, e o resto ⅓ é o alimento actual que o seu animal estava a comer. No sétimo dia de todo o processo, já pode dar uma refeição que consiste apenas na nova fórmula. Desta forma, não só evitará possíveis problemas digestivos, mas também dará ao seu gato tempo para se habituar ao novo sabor ou textura da comida. Os gatos podem ser extremamente exigentes com os alimentos, por isso, para não os desencorajar, introduza sempre novos produtos gradualmente.